Nova unidade de acolhimento em Pirajá vai abrigar 100 pessoas em situação de rua

Nova unidade de acolhimento em Pirajá vai abrigar 100 pessoas em situação de rua

Foi entregue nesta terça-feira, 28, pelo prefeito ACM Neto e o vice Bruno Reis, a Unidade de Acolhimento Institucional de Pirajá, localizado em Campinas de Pirajá. A unidade tem capacidade para acolher 100 pessoas em situação de rua, encaminhados através de ações de abordagem social da Sempre ou Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop).

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), o investimento mensal para o funcionamento da unidade de acolhimento é de quase R$ 336 mil. O novo equipamento torna-se ainda mais essencial neste período de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“Com a entrega desta unidade, estamos completando 1.270 vagas oferecidas para essas pessoas na cidade. As UAIs estão espalhadas em diversos locais de Salvador e, aqui dentro, esses cidadãos vão ter um tratamento muito digno. Terão acolhimento psicossocial, acompanhamento à saúde, três refeições por dia, acesso a material de higiene e vão poder dormir com todo o conforto e segurança”, salientou o prefeito ACM Neto.

Segundo o prefeito, esta UAI permanecerá e funcionamento mesmo após a pandemia, auxiliando os abrigados a terem um futuro com mais autonomia e dignidade. Serão realizadas ações de encaminhamento para capacitação profissional e vagas de emprego ou, ainda, ter moradia própria.

“Isso para garantir que o tratamento às pessoas em situação de rua seja permanente e a gente possa conjuntamente e em solidariedade superar a condição de extrema pobreza desses cidadãos”, declarou ACM Neto.

A unidade possui 64 dormitórios, sendo seis destinados à pessoas com deficiência, duas salas de atendimento técnico e outras três que funcionarão como coordenação, cuidado em saúde e convivência, além de cozinha, recepção e almoxarifado. A equipe é composta por 41 profissionais, entre coordenador, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, educadores, auxiliar administrativo, recepcionista, técnicos de enfermagem, cuidadores, auxiliares de serviços gerais, agente de portaria e motorista.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!