China suspende acordos de extradição entre Hong Kong e três países ocidentais | Mundo

China suspende acordos de extradição entre Hong Kong e três países ocidentais | Mundo

A China anunciou, nesta terça-feira (28), a suspensão de acordos de extradição entre Hong Kong e três países ocidentais (Canadá, Austrália e Reino Unido), os quais criticaram a aplicação por parte de Pequim de uma lei de segurança no território semiautônomo.

Esses três países já haviam suspendido esses acordos, unilateralmente, em protesto contra a nova legislação em vigor desde 30 de junho na ex-colônia britânica.

“Essas ações equivocadas prejudicaram gravemente as bases da cooperação judiciária”, disse o porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Wang Wenbin, à imprensa.

ONU se preocupa com nova lei de segurança de Hong Kong

ONU se preocupa com nova lei de segurança de Hong Kong

“A China decidiu suspender os tratados de extradição entre Hong Kong e Canadá, Austrália e Reino Unido, assim como os acordos de cooperação em questões de justiça criminal”, enfatizou.

Vários países ocidentais, com os Estados Unidos à frente, pediram à China que recuasse em relação à lei de segurança nacional em Hong Kong.

Essa nova lei faz a oposição democrata local temer um retrocesso grave das liberdades em vigor nesse território de 7,5 milhões de habitantes, devolvido pelo Reino Unido à China em 1997.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!