Assembleia legislativa da Cidade do México criminaliza a ‘cura gay’ | Mundo

Assembleia legislativa da Cidade do México criminaliza a ‘cura gay’ | Mundo

O legislativo da Cidade do México aprovou, na sexta-feira (25), uma lei que torna um crime a terapia de conversão de gays em heterossexuais. A medida é considerada uma vitória para a comunidade gay e lésbica do país.

Os métodos da terapia de conversão para mudar a orientação sexual ou a identidade de gênero de uma pessoa variam de aconselhamento psicológico a instrução religiosa a eletrochoques. Essas práticas foram desacreditadas nos anos recentes, mesmo que ainda aconteçam.

Cármen Lúcia suspende ação que liberava "cura gay"

Cármen Lúcia suspende ação que liberava “cura gay”

Os deputados da assembleia aprovaram o projeto em uma sessão virtual. A proposta teve apoio de diferentes partidos.

Quem oferecer o serviço de terapia de conversão agora pode estar sujeito a até cinco anos de prisão. As penas mais duras são para quem submeter menores de idade à prática.

Pela nova lei, define-se terapia de conversão da seguinte forma: medidas psicológicas ou psiquiátricas ou tratamentos que têm como intuito nulificar, dificultar ou debilitar a expressão da orientação sexual ou identidade de gênero de uma pessoa.

Essa é a primeira região do México que proíbe a terapia de conversão. A capital também foi a primeira jurisdição do país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo gênero, em 2009.

Nos Estados Unidos, há discussões sobre a proibição. Ela já é banida em alguns estados, como Califórnia, Nova York, Washington e Colorado.

No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia tem uma resolução de 1999 que condena a prática. “Não cabe a profissionais da psicologia no Brasil o oferecimento de qualquer tipo de terapia de reversão sexual, uma vez que a homossexualidade não é considerada patologia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, de acordo com texto do site da organização.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!