Pandemia mostrou o que humanos são capazes ‘tanto positiva quanto negativamente’, diz diretor-geral da OMS | Coronavírus

Pandemia mostrou o que humanos são capazes ‘tanto positiva quanto negativamente’, diz diretor-geral da OMS | Coronavírus

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Gebreyesus disse nesta segunda-feira (27) que a pandemia mudou o mundo e expôs o que as pessoas são capazes de fazer.

“A pandemia mudou o mundo. Reuniu pessoas, comunidades e nações, mas também as separou. Ela mostrou do que os humanos são capazes – tanto positiva quanto negativamente”, afirmou Tedros.

O diretor-geral voltou a reforçar as medidas contra o coronavírus indicadas desde o início da pandemia, como isolamento e distanciamento social, lavar as mãos com água e sabão e uso de máscara em lugares público. Por parte das autoridades sanitárias e governos, Tedros reforçou que é preciso “encontrar, isolar, testar e cuidar de todos os casos, e rastrear e colocar em quarentena seus contatos.”

“Mantenha distância de outras pessoas, limpe as mãos, evite áreas aglomeradas e lugares fechados e use uma máscara quando recomendado. Onde essas medidas são seguidas, os casos diminuem. Onde não são, os casos aumentam”, orientou Tedros.

Durante coletiva de imprensa desta segunda, Tedros citou os seguintes países como exemplo de enfrentamento à pandemia: Camboja, Nova Zelândia, Ruanda, Tailândia, Vietnã, ilhas do Pacífico e Caribe, Canadá, China, Alemanha e Coréia do Sul.

Pandemia dobrou em seis semanas

Ainda nesta segunda, a OMS informou que os casos globais da pandemia quase dobraram nas últimas 6 semanas.

“A pandemia continua a acelerar. Nas últimas 6 semanas, o número total de casos aproximadamente dobrou”, afirmou Tedros.

O dado significa que, com um total de mais de 16 milhões de infectados durante os quase seis meses de pandemia, o mundo registrou cerca de 8 milhões de casos em apenas seis semanas.

O diretor-geral da entidade lembrou que na próxima quinta-feira (30) faz seis meses desde que a OMS declarou emergência de saúde pública de interesse internacional por causa do coronavírus.

“Esta é a sexta vez que uma emergência de saúde pública de interesse internacional é declarada sob o Regulamento Sanitário Internacional, mas é facilmente a mais grave”, disse Tedros sobre a pandemia do coronavírus.

Número de mortes por coronavírus no mundo se aproxima de 650 mil

Número de mortes por coronavírus no mundo se aproxima de 650 mil

De acordo com o balanço da universidade norte-americana Johns Hopkins, o mundo tinha, até as 8h30 desta segunda-feira, 16.264.048 casos confirmados e 648,9 mil mortes.

O Brasil contabilizava 87.058 mortes por coronavírus e 2.420.143 casos confirmados até as 8h desta segunda-feira (27), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

CORONAVÍRUS – CLOROQUINA


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!