Bahia ganha primeira unidade de referência no tratamento de doenças do fígado

Bahia ganha primeira unidade de referência no tratamento de doenças do fígado

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 24, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, a primeira unidade de referência no tratamento de doenças do fígado da Bahia. Vinculada ao Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), a Unidade de Fígado será focada no atendimento a pacientes com hepatites virais.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a inauguração marca um novo modo de produzir saúde. “Essa unidade vai matriciar as policlínicas em todo o estado, já que gastrohepatologistas lotados nestas unidades estarão conectados a todo o tempo com esta unidade, por meio da telemedicina, contribuindo para a descentralização do atendimento das doenças hepáticas em todo o território”, declarou.

Com a expectativa de atender a cerca de 500 pacientes por semana, a Unidade de Fígado conta com salas de procedimentos e multidisciplinar, além de ultrassonografia, farmácia e consultórios. Conforme o diretor da unidade e hepatologista Raimundo Paraná, a novidade “se trata de um equipamento que veio para somar, de modo a reduzir as lacunas no serviço público para atender os pacientes com doença de fígado, uma doença de extrema prevalência, que atinge milhões de brasileiros”.

Além de usuários que sofrem com hepatites virais, o local receberá também pacientes com doenças hepáticas autoimunes; induzidas por drogas; nódulos; hepáticos; doenças hepáticas crônicas; e ainda fará atendimento a pacientes no pré e pós-operatório de transplante hepático. A Unidade de Fígado do Cedap fica na Rua do Travador, sem número, no Parque Solar Boa Vista.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!