Trump e Putin debatem controle de armas, Irã e coronavírus | Mundo

Trump e Putin debatem controle de armas, Irã e coronavírus | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (23) ao líder russo, Vladimir Putin, que quer evitar uma corrida armamentista custosa com a Rússia e a China e que tem esperança em um progresso nas negociações sobre controles de armas, segundo a Casa Branca.

“O presidente Trump reiterou sua esperança de evitar uma corrida armamentista dispendiosa entre China, Rússia e Estados Unidos e que busca um progresso nas negociações iminentes sobre controles de armas em Viena”, disse o porta-voz da Casa Branca Judd Deere.

Os dois líderes também debateram o programa de armas nucleares do Irã, disse o Kremlin em seu comunicado sobre o telefonema.

“A necessidade de esforços coletivos para manter a estabilidade regional e o regime global de não-proliferação nuclear foi enfatizada dos dois lados”, disse o Kremlin.


A Casa Branca não mencionou o Irã, mas disse que Trump e Putin debateram maneiras de derrotar a pandemia de coronavírus enquanto se continua a reativar as economias mundiais.

Os EUA dizem que, sendo uma potência detentora de armas nucleares em crescimento, a China deveria se juntar a eles e à Rússia em um novo tratado — mas as estimadas 300 ogivas chinesas formam um conjunto muito pequeno diante dos arsenais norte-americano e russo.

A China tem se esquivado. No início deste mês, um diplomata chinês graduado disse que seu país ficaria contente de conversar com EUA e Rússia sobre controle de armas, mas somente se Washington estiver disposto a reduzir seu arsenal nuclear para o nível do chinês, que é cerca de 20 vezes menor.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!