Salvador é promessa de inovação em áreas de economia criativa e ambiental

Salvador é promessa de inovação em áreas de economia criativa e ambiental

Aprovado pela Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Lei que trata da política municipal de inovação, tem como um dos objetivos integrar as diversas startups a viabilizar modelos de incentivo à inovação. O documento foi enviado, em fevereiro deste ano pela prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), e agora aguarda a sanção do prefeito ACM Neto (DEM).

De acordo com o diretor de inovação da Secis, Ivan Euler, na prática, a lei é um instrumento importante para o ecossistema de inovação de Salvador. “As empresas vão ter acesso a um fundo municipal, para captar recursos de seus projetos inovadores. Elas vão ter alguns incentivos fiscais, como redução do ISS, de 5% para 2%, e alguns incentivos adicionais para a região do bairro do Comércio e do Centro Antigo”, explicou Ivan em entrevista ao programa Isso é Bahia, na rádio A TARDE FM, nesta quinta-feira, 23.

De acordo com ele, a política de inovação é o instrumento de gestão para ampliar a capacidade das startups e empresas de base tecnológica em Salvador. “Já tem grandes empresas instaladas aqui, com faturamentos elevados. Com a lei, a gente consegue garantir as empresas aqui”, afirmou.

Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a capital baiana figurava, em 2017, na 18ª posição em um ranking nacional que quantifica as empresas de inovação. Em 2019, saltou para o 8º lugar. “Acredita-se que Salvador pode se transformar em uma grande referência de um sistema de inovação”, apostou.

Áreas promissoras

Para Ivan Euler, como Salvador é considerada a cidade da música, cidade criativa, talvez este seja o nicho a ser explorado. “Salvador tem uma vocação de ter startups e empresas ligadas a área de economia criativa. Algumas pessoas defendem que Salvador é a capital da Amazônia Azul, área ligada ao mar, à Baía de Todos os Santos”, sugeriu.

No dia 5 de agosto, será realizado o Seminário Salvador Cidade Inovadora, que, neste ano, em função da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), será totalmente virtual. Serão 16 painéis e mais de 45 palestrantes. Os interessados podem se inscrever por meio do perfil da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) no Instagram.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!