Ex-guarda de campo nazista é condenado a dois anos de prisão sob sursis na Alemanha | Mundo

Ex-guarda de campo nazista é condenado a dois anos de prisão sob sursis na Alemanha | Mundo

O tribunal de Hamburgo condenou a dois anos de prisão com pena suspensa, nesta quinta-feira (23), um homem de 93 anos que serviu de guarda no campo nazista de Stutthof na Polônia, acusado por milhares de assassinatos ali ocorridos entre 1944 e 1945.

O réu, Bruno Dey, que tinha 17 anos na época dos eventos, “foi considerado culpado de cumplicidade em 5.232 assassinatos e tentativas de assassinato”, disse a presidente do tribunal, Anne Meier-Göring, após um julgamento que será, provavelmente, um dos últimos sobre os crimes cometidos pelo Terceiro Reich.

Bruno Dey, 93 anos, foi guarda da SS (Tropa de Proteção), a organização paramilitar nazista, do campo de Stutthof, perto do que era então Danzig, hoje Gdansk na Polônia. Ele participou de um “massacre organizado pelo Estado”.

Começa julgamento de ex-guarda de campo de concentração nazista

Começa julgamento de ex-guarda de campo de concentração nazista

Durante seu testemunho em maio, Dey disse ao tribunal que queria esquecer seu tempo no campo.

“Não quero voltar ao passado”, declarou ao tribunal de Hamburgo.

A juíza Anna Meier-Goering perguntou se Dey havia falado com seus filhos e netos sobre o tempo em que foi guarda em Stutthof.

“Não tenho culpa do que aconteceu naquela época”, respondeu Dey. “Não contribuí com nada, além de ficar de guarda. Mas fui forçado a fazê-lo, era uma ordem”.

Dey reconheceu no ano passado que estava ciente das câmaras de gás do campo e admitiu ter visto “figuras esqueléticas, pessoas que sofreram”, mas insistiu que não era culpado.

Os nazistas estabeleceram o campo de Stutthof em 1939, inicialmente usando-o para deter prisioneiros políticos poloneses.

No final, recebeu 110.000 detidos, incluindo muitos judeus. Cerca de 65.000 pessoas morreram nesse campo.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!