Bolívia adia eleições mais uma vez; previsão é 18 de outubro para o 1º turno | Mundo

Bolívia adia eleições mais uma vez; previsão é 18 de outubro para o 1º turno | Mundo

As eleições gerais da Bolívia estão adiadas para 18 de outubro, decidiu nesta quinta-feira (23) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do país. Caso haja segundo turno, a votação ocorrerá em 29 de novembro.

É a segunda vez que as eleições que escolherão o novo presidente da Bolívia é adiada por causa do novo coronavírus — o pleito deveria ocorrer no primeiro semestre deste ano, mas as autoridades eleitorais haviam postergado para setembro com o avanço da Covid-19.

Em entrevista coletiva, o presidente do TSE, Salvador Romero, disse que tomou a decisão com base na piora da epidemia do novo coronavírus na Bolívia. Além dos casos reportados em hospitais, centenas de corpos foram retirados das ruas e das casas do país nos últimos dias, o que aponta para um problema sanitário severo.

“Essas eleições requerem as maiores medidas de segurança sanitária possíveis para proteger a saúde dos bolivianos”, disse, segundo o jornal “El Deber”.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, a Bolívia tinha mais de 64 mil casos confirmados de novo coronavírus acumulados desde o início da pandemia até esta quinta. O número de mortos pela Covid-19 no país chegou a 2.328.


Entre os infectados, está a presidente interina Jeanine Áñez, que tentará se manter no cargo após assumir a presidência em novembro no ano passado com a renúncia de Evo Morales. O ex-presidente não concorrerá e está em asilo político na Argentina.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!