Trump anuncia envio de agentes federais a Chicago e outras cidades dos EUA | Mundo

Trump anuncia envio de agentes federais a Chicago e outras cidades dos EUA | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (22) que vai enviar centenas de agentes federais a cidades como Chicago. Segundo o republicano, a medida servirá para tentar conter crimes violentos nesses locais.

Na véspera, Chicago — terceira maior cidade dos EUA — registrou tiroteio entre gangues após o funeral de um integrante de uma das 55 facções criminosas que existem lá. Ao menos 15 pessoas ficaram feridas.

A medida faz parte de um plano de Trump em seguir com a campanha “Lei e Ordem”, um dos motes utilizados pelo presidente em busca da reeleição em novembro. O republicano aparece atrás do democrata Joe Biden na maioria das pesquisas de opinião sobre as eleições americanas de 2020.

“Esse banho de sangue deve acabar, esse banho de sangue vai acabar”, disse Trump.

O plano, apelidado de “Operation Legend” (“Operação Lenda”, em tradução livre), consiste no envio de forças de segurança federais para auxiliar as polícias, que nos EUA são controladas pelos governos das cidades.


Além de Chicago, Trump mencionou Albuquerque, no Novo México. As duas cidades têm prefeitos do Partido Democrata, e são contra o envio desses agentes federais.

A prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, disse que entraria com processo contra Trump caso ele realmente envie os agentes à cidade. Tim Keller, prefeito de Albuquerque, chamou as forças federais de “polícia secreta de Trump”.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!