Rui e Neto seguem bem avaliados

Rui e Neto seguem bem avaliados

A avaliação do desempenho do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e do governador da Bahia, Rui Costa (PT), manteve-se positiva na última rodada de pesquisas promovida pelo Grupo A TARDE e o Instituto Data Poder360, núcleo de pesquisa do jornal digital Poder 360.

Arte: Ag. A TARDE
Arte: Ag. A TARDE

Nas últimas três rodadas, a avaliação dos que consideram a gestão do prefeito boa ou ótima oscilou dentro da margem de erro: entre 76% e os atuais 75%. O mesmo aconteceu com os que consideram seu trabalho ruim ou péssimo, que ficou entre 3% e os atuais 8%.

A avaliação do governador da Bahia também manteve-se estável durante todo o período das rodadas da pesquisa, com oscilações pouco acima da margem de erro. Tomando por base as últimas três rodadas, a avaliação boa e ótima da gestão do governador oscilou entre 57% e os atuais 52%, preservado desde a última pesquisa realizada há 15 dias.

A preservação da avaliação de Rui mostra que o episódio da compra de respiradores, que provocou a saída de seu secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, não afetou sua avaliação junto aos baianos. Aqueles que classificam a gestão do petista como ruim e péssima ficaram entre 11% e os atuais 15%. A cientista política e professora da Ufba Carla Galvão avalia que as ações conjuntas da prefeitura de Salvador e governo do estado no enfrentamento ao novo coronavírus refletem na avaliação positiva dos gestores.

Arte: Ag. A TARDE
Arte: Ag. A TARDE

“A pandemia pôs de lado um conflito grande que existia. Até por fazerem parte de grupos políticos distintos, já havia uma competição intergovernamental muito grande em relação à governança dentro da cidade de Salvador, mas o prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa passaram a tratar do enfrentamento da Covid-19 de maneira conjunta, o que reflete positivamente no eleitorado. A pandemia está ensinando em alguma medida que é possível estabelecer pactos para tratar conjuntamente dos problemas que são comuns”, destaca Carla Galvão.

Arte: Ag. A TARDE
Arte: Ag. A TARDE

A TARDE procurou o governador, mas foi informado por sua assessoria de que ele não iria se posicionar. O prefeito ACM Neto pontuou que os dados da pesquisa servem de estímulo para trabalhar ainda mais. “Esse resultado é reflexo das ações adotadas pela prefeitura desde o início da pandemia. Antes mesmo da confirmação do primeiro caso da Covid-19 em Salvador, reuni a minha equipe e disse que o nosso principal foco era preservar vidas. A partir daí, passamos a trabalhar 24 horas por dia nesse sentido. Até agora, investimos cerca de R$ 200 milhões diretamente em medidas de combate à pandemia”, disse o prefeito.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!